População negra no brasil
Problematização: Quais são as razões que dificultam a população negra a terem maiores oportunidades de crescimento no Brasil?
Objetivo:
Sendo as perguntas o ponto de partida incontestável de toda pesquisa, definir objetivos ao alcance dessas perguntas também é de uma importância crucial. Assim, no caso do nosso projeto, o objetivo geral que perseguimos é contribuir ao desenvolvimento individual e social da população negra no Brasil. Para alcançar este nosso pretencioso objetivo geral, definimos alguns objetivos específicos.
Trata-se de:
* Evidenciar a origem do preconceito
* Evidenciar os principais fatores que dificultam o crescimento da população negra do Brasil
* Encontrar abordagens sugestivas para melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento da população negra do Brasil
Contexto e justificativa:
Num pais como Brasil onde 51% da população é negra, basta abrir os olhos que podemos perceber que a maioria dos faxineiros são negros.
De acordo com os dados do site da "GLOBAL VOICES", na pirâmide econômica Brasileira apenas 20% dos 10% mais ricos no país são negros, já na base podemos observar que dos 10% mais pobres, 73% são negros.
No geral, os negros e pardos recebem salários mais baixos do que os brancos e asiáticos (2,4 vezes maiores salários), morrem mais cedo devido a precárias condições de vida, de difícil acesso aos sistemas de saúde e devido à violência.
Diante de tais fatos percebemos que existe uma real discrepância na sociedade e que a população negra ainda têm desvantagens em termos de cidadania.
É óbvio, e, infelizmente, este problema da influência do fator racial no exercício dos direitos dos cidadãos está escondido pelo mito da democracia racial, a crença na ausência de desigualdade social baseada na origem racial ou étnica .
Entretanto, as estatísticas mostram o contrário. É incrível que a maioria da população é discriminada por causa da origem cultural e que