Homem, cultura e sociedade
2 - DESENVOLVIMENTO.....................................................3
2.1 - Escravidão no Brasil......................................................3
2.2 - População Negra no Brasil..............................................4
2.3 - Movimentos Negros no Brasil..........................................5
2.4 - Cotas Raciais................................................................8
3 - CONCLUSÃO..................................................................9
4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .................................10
1 - INTRODUÇÃO
No Brasil, 51% da população são formados por negros. No entanto, as informações levantadas pelo banco de dados nacional sobre a população negra, mostram que, apesar dos avanços, ainda existe uma grande desigualdade no país. Exemplo disso é que os negros representam apenas 20% dos brasileiros que ganham mais de dez salários mínimos. A população negra também representa apenas 20% dos brasileiros que chegam a fazer pós-graduação no país.
A população negra brasileira viveu até 1888 na escravidão, a qual foi abolida pela decretação da Lei Áurea. No entanto a descriminação da raça/cor negra ainda está presente nos dias atuais. A criação de leis para beneficiar os negros que ainda hoje, em sua maioria, sofrem com o racismo, gera polêmica pois ao mesmo tempo que combate a exclusão e pobreza gerada pela escravidão é também um modo de preconceito ao estar segregando as raças para tais direitos.
O negro Africano, trazido pelos colonos, constitui-se uma presença marcante na história do Brasil. Sua contribuição para nossa cultura é inegavelmente importante em todos os segmentos da sociedade. Contribuíram para o desenvolvimento populacional e econômico do Brasil e tornou-se, pela mestiçagem, parte inseparável de seu povo.
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 - Escravidão no Brasil
A escravidão no Brasil