Homem, Cultura e Sociedade
Carina Silveira de Avila
Miriam Pilatti
Patricia Alves David
Tutor (a) Externo (a): Kátia Vendrame Guindani
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (ADG0401) – Prática do Módulo II
11/06/2014
RESUMO
Uma Sociedade não vive sem indivíduos, o homem só se torna humano quando se vive em sociedade e cria suas próprias culturas. Ambos se auxiliam constituindo a sociedade.
Palavras-chave: Homem, cultura e sociedade.
1 INTRODUÇÃO
Homem, Cultura e Sociedade estão interligados, pois o homem faz parte de uma sociedade que independente, de onde estiver sempre vai ter uma forma de comportamento para certa situação e isto é o que chamamos de costumes culturais. A Sociedade Brasileiracomparada à anos atrás mudou e evoluiu muito. Pois a tecnologia avançada transformou o mundo. Onde pessoas tinham a comunicação um tanto que limitada, hoje existem diversas formas de comunicação, para que a sociedade se mantenha informada de noticiais por todo o mundo, o direito do ser humano de ir e vir se tornou muito mais viável, a decisão de fazer ou não fazer, coisas que antigamente por ser uma forma de cultura, era muito mais rígido. Hoje temos uma sociedade que tem liberdade para discussão sobre assuntos culturais, sobre política, religião, esportes ou pessoas com um objetivo em comum.
2 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
2.1 HOMEM
O homem faz sua própria essência, ele se constrói no meio onde vive por suas atitudes e é responsável por todos os seus atos. Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905 — Paris, 15 de Abril de 1980) “Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência. ”
Segundo Brace (1970:67), analisando a cultura como mecanismo primário de adaptação humana: “a mais singular