MARKETING
Composição: 3,0 Pontos
QUESTÃO:
Mudanças na estrutura etária da população do Estados Unidos. (Apostila – Cap. 3 – O ambiente de Marketing) Pag – 59, 60 e 61
A população norte-americana contabilizava mais de 300 milhões de pessoas em 2006 e pode alcançar os 364 milhões em 2030. A mais importante tendência demográfica nos Estados Unidos é a mudança na estrutura etária da população. A população norte-americana contém diversos grupos de gerações.
Descreva as características da Geração Baby-Boomer, X e Y e identifique o seu impacto nas estratégias de marketing nos dias atuais.
Em meados da década de 1960 os Baby-Boomers chegaram na adolescência com a ideologia de mudar o Mundo com ajuda da musica, para transgredir velhos costumes, fortalecer as minorias e protestar contra injustiça, os valores foram questionados, comportamentos redefinidos, conquistaram o direito de ser jovem, como por exemplo o festival de Woodstock, contra a guerra no Vietnã, revolta estudantil na França, contra o descaso com os jovens. Os Baby-Boomer, são o grupo de norte-americano de maior poder aquisitivo. Apesar de os mais abastados deles serem alvo da maior parte das atenções, os Baby-Boomer estão por toda parte criando um conjunto diversificado de segmentos-alvo para os negócios. Na década de 1980 surgiu a geração X, com culturas diferentes tipos roqueiros, punks, góticos, de repente musica não era só mais musica, a maneira de você falar, seu corte de cabelo, lugares que você freqüentava, a musica definia filosofia de vida.
Na década de 1990 surgiu a geração Y, expandindo assim o conceito da juventude, demorando a casar e trabalhar mais tarde do que as gerações anteriores, mais não estão excluindo carreira e casamento só estão acrescentando novos interesses, são dinâmicos, fazem muita coisa ao mesmo tempo em escala global e em tempo real. Nas empresas a ideia de uma geração Baby-Boomer foi construir uma