Ambiente politico legal
O ambiente político – legal é formado por leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam várias organizações e indivíduos, onde muitas delas afetam as decisões no marketing, mas também geram oportunidades na medida em que estar dentro da lei agrega valor de confiabilidade ao produto ou serviço.
Duas das principais tendências nesse ambiente são: o aumento da legislação que regulariza os negócios e o crescimento de grupos de interesse especiais.
E ainda é preciso observar leis estaduais e municipais, pois há regras estabelecidas pelos órgãos públicos que, apesar de não serem leis, tem força legal, como por exemplo vigilância sanitária, utilização de espaço público, urbanização, entre outras.
Outro órgão de extrema importância com relação a este ambiente é o CONAR ( conselho nacional de auto-regulamentação publicitária) onde estabelecem inúmeras regras, padrões, códigos de ética que visa impedir a publicidade enganosa ou abusiva para que não gere constrangimento ao consumidor.
A kraft foods, visando toda esta metodologia, adota mundialmente regras para dirigir a publicidade de seus produtos a crianças de forma responsável. De acordo com tais regras, não faz qualquer tipo de publicidade em mídias primariamente dirigidas a crianças menores de 6 anos de idade. Além da regra acima, em 2005, limitou sua publicidade para crianças em TV, rádio e meios impressos baseada em determinado critério nutricional.
Para publicidade em TV, rádio, meios impressos e internet, direcionada a crianças entre 6 e 11 anos, a empresa apenas anuncia produtos que atendam a um determinado critério nutricional desenvolvido pela empresa, onde deve ser pautada pela coerência com um consumo consciente dos produtos, que sempre possível, devem incentivar estilos de vida saudável.
Desenvolvidos pelos especialistas em nutrição da Kraft Foods, os critérios derivam de guias e diretrizes internacionais de nutrição. No Brasil, atualmente, alguns produtos