Ambiente organizacional
É possível sim considerar uma empresa como um sistema. Para fazer um paralelo entre a empresa e um sistema nos moldes da administração atual, temos que considerar a organização como um sistema aberto, que interage com situações externas à sua existência.
Tanto um sistema quanto uma organização possuem funções primárias essenciais para o seu funcionamento:
Ingestão: São as compras da empresa. São adquiridos produtos que serão processados, maquinas e equipamentos que serão usados como ferramentas e mão de obra.
Processamento: É a etapa de produção, onde são efetivamente colocadas em prática as funcionalidades de cada setor da empresa.
Reação do ambiente: São as mudanças definidas pela gestão da empresa. As mudanças podem ocorrer em qualquer etapa da produção e em qualquer setor da organização.
Suprimento das partes: É a recompensa que as pessoas que trabalham na empresa recebem em troca do seu esforço ao produzir os bens e serviços.
Regeneração da parte: É a possibilidade de aproveitar o potencial dos recursos técnicos e humanos de acordo com suas habilidades.
Organização: É onde é são tomadas decisões e onde as ações da empresa são planejadas e controladas.
2. O chamado “efeito borboleta” significa que o batimento da asa de uma borboleta em Pequim pode provocar um leve sopro que, avançando gradativamente, dará nascimento a um furacão na Califórnia (SORMAN, G. Os verdadeiros pensadores de nosso tempo. Rio de Janeiro: Imago, 1989). Qual correlação entre o “efeito borboleta” e o ambiente atual em que as