CONCEITOS BÁSICOS DE POLÍTICA PÚBLICA
POLÍTICA PÚBLICA E ANÁLISE DE POLÍTICA PÚBLICA
QUESTÕES
1. Descreva e dê exemplos de interação social através de "cooperação", competição" e "conflito" em uma sociedade.
- Cooperação: capacidade de realização de ações conjuntas em prol de um benefício comum. Exemplo: mutirão para construção de um conjunto de casas populares; arrastão contra a dengue.
- Competição: interação social que envolve disputa por bens escassos, em geral, segundo regras admitidas pelas partes. Exemplo: campeonato de futebol de salão intermunicipal, concurso de mis/mister, concursos públicos federais, estaduais e municipais, concursos vestibulares em universidades públicas e/ou privadas.
- Conflito: forma de interação social envolvendo indivíduos, grupos, organizações e coletividades. Distingue-se da competição porque gera choques para o acesso e a distribuição de recursos escassos, geralmente identificados como riqueza, poder e prestígio e todos os seus instrumentos. Exemplo: invasão da reitoria da USP pelos alunos, invasão de uma propriedade sem uso por moradores de rua, manifestação popular pelo não aumento da tarifa de transporte público.
2. Qual a diferença entre "política" e "política pública"?
Política é uma maneira pacífica, amigável de construir um consenso e, assim, resolver um conflito. Engloba a capacidade de negociação para compatibilizar interesses.
Política pública é o conjunto de ações adotadas pelo governo para evitar conflitos nas sociedades. Em geral, as políticas públicas englobam procedimentos que expressam relações de poder e produzem efeitos específicos. Exemplo: Políticas de Saúde, Políticas de
Educação. Cientificamente é uma área do conhecimento que estuda o governo a partir dessas grandes questões públicas.
Cabe destacar que, para se tornar uma política pública foi necessária uma decisão política. Porém, nem toda decisão política se torna uma política pública. Como exemplo temos o