Ambiente Organizacional e Cultura Organizacional
Ambiente Organizacional e Cultura Organizacional
Gestão de Pessoas
O Ambiente Organizacional
O ambiente organizacional é indubitavelmente um fator para o sucesso de muitas corporações ou organizações. As corporações mais competitivas mundialmente olham para o fator humano e propiciam condições para tornar o clima de trabalho favorável de tal forma que as colaborações possam aumentar a sua produtividade e contribuir para o sucesso das suas corporações.
Desde muito tempo, o fator humano e clima organizacional não eram considerados fatores primordiais para as corporações, pois a preocupação era em possuir mais meios físicos e materiais para o alcance do objetivo. Atualmente, manter um bom clima organizacional constitui um desafio para grande parte das empresas que almeja alcançar o sucesso, num mundo cada vez mais competitivo em que retenção de quadros torna-se cada vez mais difícil.
Conceito
O conceito de clima organizacional encontra-se relacionado com fenômenos objetivos e subjetivos, que afetam diretamente ou indiretamente o ambiente de trabalho, mais propriamente o colaborador ou funcionário.
Fenômenos objetivos destacam-se alguns como: baixo salário, redução salarial, condições de trabalho, não participação das decisões da organização, etc.
Fenômenos subjetivos: demissão de colegas, injustiças laborais, imagem degradativa da empresa, processos desestruturados, entre outros.
O clima organizacional é amplamente utilizado pelas corporações para poder identificar o grau de satisfação ou insatisfação sobre o ponto de vista dos seus colaboradores.
Nas suas abordagens, Chiavenato (2002), realça a importância da relação entre o clima organizacional com o grau de motivação dos colaboradores, ou seja, quando maior for a motivação dos colaboradores, maior será o clima na organização que irá traduzir – se em relações de maior satisfação, animação, interesse e colaboração. E quando menor for a motivação entre os