Resumo P1 texto 03 organizacional II
Histórico da palavra
A palavra cultura, vem do latim colere, desde a Roma antiga, restringia-se ao cultivo da terra. Agricultura; depois passou a se referir aos cuidados com as crianças visando ao desenvolvimento de suas qualidades e faculdades – puericultura (atual); em seguida sentido de culto aos deuses; mas a inquietação com a necessidade de compreender as diferenças dos comportamentos de grupos e entre nações foi progressivamente conferindo um outro sentido à palavra cultura.
Foi no final do século XVIII e no início do século XIX que o estudo da cultura como campo de conhecimento científico começou a se firmar.
Com Tylor em seu livro Primitive culture relacionou o termo cultur (germânico) e civilization (frança). Resultaram no vocábulo inglês culture que, significa os conhecimentos, crenças, arte moral, leis, costumes ou outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem como ser social.
Isso evidenciou que cultura é aprendida, ou seja hábitos e os costumes de um agrupamento social são produtos de um processo de construção sócio histórica. Tal conceito teve o mérito de aglutinar em uma única palavra as possibilidades de realização do ser humano, além de evidenciar que a cultura é aprendida, ou seja, os hábitos e os costumes de um agrupamento social não representam aquisições inatas, meramente repassadas via mecanismos biológicos. Pelo contrário, são produtos de um processo de construção sócio-histórica.
É necessário a um grupo para gerar e manter a cultura, esta só poderá ser transmitida e consolidada por meio das pessoas.
A cultura e a influencia que exerce no comportamento humano não varia somente entre diferentes agrupamentos ou sociedades humanas.A diversidade cultural pode coexistir dentro de um mesmo grupo, em princípio considerado homogêneo. Ex: Brasil, onde as marcantes distinções culturais existentes de região para região.
Atualmente, o conceito de cultura é utilizado para explicar o