Ambiente empresarial
DEFINA A
LEI DA OFERTA E A LEI DA DEMANDA
A Lei da Oferta diz que, tudo mais constante, a oferta de um produto ou serviço tende a aumentar quando seu preço aumenta. Da mesma forma que a quantidade oferecida cai caso haja uma redução de preço. Ou seja, o preço afeta a oferta de forma direta.
A Lei da Demanda, em contrapartida, rege que, também se mantendo as demais variáveis constantes, um aumento de preço de um bem reduz a quantidade demanda por ele.
Uma queda no preço tende a aumentar a demanda pelo item. Em outras palavras, o preço e as quantidades demandadas variam na razão inversa.
Há ainda a Lei da Oferta e da Demanda que diz que o preço varia na razão inversa da oferta e na razão direta da procura, tudo mais constante, tendendo ao equilíbrio.
2) O QUE É ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA? QUAIS AS TRÊS CATEGORIAS E OS
DOIS CASOS EXTREMOS ?
Elasticidade preço da demanda é o percentual de variação na quantidade demandada do bem com uma alteração de um ponto percentual no preço. Ou seja, é uma medida que indica a sensibilidade da procura face a alterações no preço de um bem, mantendo todas as outras coisas constantes. Em termos matemáticos, temos:
As categorias são:
Perfeitamente elástica, quando a elasticidade é infinita, ou seja, a quantidade demandada varia infinitamente a qualquer variação de preço.
Elástica, quando a elasticidade é maior que 1, ou seja, a quantidade demandada responde fortemente à variação de preço
Elasticidade unitária, quando a elasticidade é igual a 1, o que significa que a demanda varia na mesma proporção que o preço
Inelástica, quando a elasticidade está entre 0 e 1, o que significa que a demanda não responde fortemente à variações de preço.
3
Perfeitamente inelástica, quando a elasticidade é 0, ou seja, quando a demanda não responde a qualquer variação no preço.
3) O QUE É ELASTICIDADE RENDA DA DEMANDA? DIFERENCIE ELASTICIDADE RENDA
DA DEMANDA DE BENS