am-dsb-sc
SAMUEL PEREIRA DE SOUSA
DEMODULAÇÃO AM-DSB/SC
TELECOMUNICAÇÕES II
SÃO PAULO
2014
Demodulação de Sinais AM-DSB/SC
A modulacao AM-DSB/SC essencialmente realiza uma translação do espectro de x(t), deslocando-o e centrando-o em ∓ ωp (frequência da portadora). Para recuperar x(t) do sinal modulado, e necessário tornar a deslocar o espectro de x(t) para sua posição original
Para tanto, o receptor multiplica novamente o sinal modulado, que está sendo recebido, por um sinal senoidal de mesma frequência e fase que a portadora original. A Figura 1 ilustra esta operação:
1453515571500
Figura 1
Desta forma:
4857751206500
34861525019000
A segunda parcela do resultado acima representa um sinal modulado com uma portadora 2ωp, e portanto seu espectro está contido na faixa 2ωp∓ ωmax. A primeira parcela e o próprio sinal modulante x(t), a menos de um fator de amplitude. Como as duas parcelas acima citadas ocupam diferentes regiões do espectro, podem ser separadas por filtragem. Na verdade, deseja-se obter na saída do demodulador apenas o sinal original x(t), e portanto um FPB, com frequência de corte ω > ω max para deixar passar a 1ª parcela 12x(t) e eliminar a 2ª parcela 12xtcos2ωpt, resolve o problema. center605155Assim, a Figura 2 apresenta o diagrama em blocos final do demodulador para AM-DSB/SC:
Figura 2
O processo de demodulacao de sinais AM-DSB/SC, acima descrito utiliza um esquema semelhante ao utilizado no modulador, onde um sinal senoidal de frequência ωp multiplica o sinal de entrada. A diferença está na filtragem posterior, e no sinal de entrada, que no modulador e o sinal modulante x(t), cujo espectro de frequências está contido em faixas inferiores a ωp, e no demodulador e o sinal modulado AM-DSB/SC, cujo espectro está localizado em torno de ωp.
O sinal senoidal de mesma frequência que a portadora, utilizado no demodulador para multiplicar com o sinal recebido AM-DSB/SC, e chamado oscilador local.
Se a