Modulador am - dsb-sc
ALUNO: Luiz Guilherme de Souza Cezar
OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA: O objetivo da experiência é comprovar a modulação AM DSB/SC em diferentes pontos do sistema, observando sua amplitude no tempo e na frequência e comparar valores teóricos com os práticos.
MATERIAL UTILIZADO: Foram utilizados os equipamentos, dois geradores de onda, um osciloscópio e os componentes: resistores: dois de 1kΩ e outro de 47Ω um indutor de 20microH um capacitor de 130nanoF e um Transistor BC548.
PARTE EXPERIMENTAL: Primeiramente montamos o circuito do modulador AM DSB SC, em seguida, colocamos os valores adequados nas fontes de onda, inserimos no circuito e nos pontos pedidos, pegamos os sinais e enviamos para o osciloscópio para vermos as formas de onda no tempo e na frequência observando o processo em etapas do circuito até termos o envio do sinal modulado.
ANÁLISE DOS RESULTADOS: Ao injetar os sinais no circuito modulador podemos observar a modulação DSB SC que foi feita multiplicando o sinal mensagem pelo sinal da portadora , s(t) = m(t)c(t) = m(t) cos ωc t, no transistor, onde a forma do sinal modulante foi inalterada na saída do modulador. Com isso observamos e comprovamos com a analise teórica que quando o sinal é modulado sua largura de banda passa a ser 2B hz com frequências acima de ωc , ωc < |ω| < (ωc + 2πB), e abaixo de ωc , (ωc − 2πB) < |ω| < ωc, visto que no fim da modulação o sinal da portadora não aparece no espectro do sinal modulado.
RESPOSTA DAS QUESTÕES: Questão 1- A função dos resistores de 1kΩ antes da injeção dos sinais no sistema, é para limitar a corrente que entra no transistor para termos a devida polarização e termos o circuito em modo ativo para fazermos a modulação. A função do resistor de 47Ω do indutor e do capacitor é formar um filtro RLC passa faixa centrado em Wc para que seja filtrada ruídos e interferência e nesse sistema tem-se a portadora suprimida. O