Cross docking
Resumo do contexto de Cross Docking
Cross Docking
O cross docking é um sistema de distribuição, com tempo de estoque limitado ou se possível, nulo. Esse modelo de movimentação de mercadorias consiste na transferência dos produtos do ponto de recebimento, diretamente ao ponto de entrega. O principal objetivo é entregar o produto ao cliente ou consumidor o mais rápido possível.
A diferença entre o cross docking e o modelo tradicional é que no cross docking as mercadorias chegam à medida que o cliente as solicitou, sendo imediatamente processadas e enviadas, dessa forma não há necessidade de armazenagem. Já no modelo tradicional as mercadorias chegam e são armazenadas até serem solicitadas pelos clientes.
Vantagens do Cross Docking
O cross docking trabalha de uma forma diferente do modelo tradicional não mantendo estoque. Esse sistema de distribuição trabalha com redução de tempo, que sem dúvida é uma das maiores vantagens. Em meio a outros benefícios do cross docking, se destacam os seguintes;
•Redução da complexidade das entregas: Uma única entrega, com um único caminhão que é formada com toda variedade de produtos dos seus diversos fornecedores.
•Redução do número de estoque em toda a cadeia de abastecimento: O produto flui com mais rapidez, sem ter a necessidade de ser colocado em estoque.
•Redução da falta de estoque nos clientes: Ocorre pelo produto ser entregue em quantidades menores, mas com mais freqüência.
•Redução de custos: Os custos associados com excesso de estoque e com distribuição são reduzidos, já que o transporte é feito com FTL e de forma mais freqüente.
•Redução no nível de estoque: Mercadorias não param para estoque, essas mercadorias se tornam inventários.
•Redução na área física necessária no centro de distribuição: Com a redução ou eliminação do estoque, a área necessária no centro de distribuição é reduzida.
•Suaviza o fluxo de mercadorias: Torna-se constante devido às encomendas freqüentes.