Am - amplitude modulada
Daison de Oliveira Garces, Fabiano Leonardo Machado, Marcos dos Santos
Ferreira Xavier, Paulo Eduardo Moreira
Centro Universitário La Salle
CEP. 92010-000 – Canoas – RS – Brasil
1 Introdução
Roberto Landell de Moura, gênio da Física e que foi o primeiro homem a conseguir a façanha de transmitir o som por meio de ondas eletromagnéticas. E o fez antes de
Guglielmo Marconi, do croata naturalizado norteamericano Nikola Tesla e do canadense Reginald Aubrey Fessenden, todos seus contemporâneos, aos quais também se atribui esse mérito.
Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914. Pelo seu pioneirismo, o Padre Landell é o patrono dos radioamadores do Brasil.
Roberto Landell de Moura, nascido aos 21 de janeiro de 1861, em Porto Alegre-RS, estudou com os Jesuítas de São Leopoldo-RS a partir de 1879 antes de seguir para a
Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Em companhia do irmão Guilherme, seguiu para
Roma, matriculando-se a 22 de março de 1878 no Colégio Pio Americano e na
Universidade Gregoriana, estudou Teologia, Física e Química e se tornou sacerdote católico em 1886. Em Roma, iniciou os estudos de física e eletricidade. No Brasil, como autodidata continuou seus estudos, e realizou as suas primeiras experiências públicas na cidade de São Paulo, no final do século XIX.
Injustiçado no Brasil, mesmo após ter demonstrado seu invento e o patenteado, Landell de Moura partiu para os Estados Unidos. Ali, onde morou por três anos, obteve, em
1904, três outras patentes para seus aparelhos wave transmitter (transmissor de ondas), wireless telephone (telefone sem fio) e wireless telegraph (telégrafo sem fio).
Mas nem isso o ajudou quando do seu regresso ao País. Incompreendido, foi taxado de maluco e de ter pacto com o demônio. Historicamente, o Brasil entrou na era do rádio com importação de tecnologia.
Figura 1. Padre Roberto Landell de Moura
1.2 Transmissão de