Modulação
Curso: Redes de computadores
Matéria: Comunicação de dados (CD31)
Data: 13/11/2013
Nome: Felipe Bueno º07
Nome: Victor Hugo nº 19
Nome: Pedro Antonio nº 17
Nome: Ygor Basílio nº 22
Modulação
Grande parte dos sinais que são proporcionados pelo transdutor não podem ser enviados diretamente através dos canais de transmissão, portanto, uma onda portadora é modificada para representar a mensagem original que seria enviada. O nome desse processo é modulação, que nada mais é do que uma alteração da onda portadora de acordo com o sinal modulante, podendo ou não incluir uma codificação.
Um dos maiores exemplos práticos de processo de modulação seria o processo da fala.
Quando a pessoa fala, as taxas de frequencia saem muito baixas, por volta de 10 Hertz, e não podem, de tal modo, produzir ondas acústicas propagáveis. Portanto, tons portadores de alta frequência são gerados nas cordas vocais, modulando os tons de acordo com as ações musculares da cavidade bucal. Sendo assim, o que o ouvido interpreta como sendo fala nada mais é do que uma onda acústica modulada.
-Modulação para facilidade de irradiação
Os elementos irradiantes (antenas) devem ser no mínimo 1/10 do comprimento de onda, para se ter irradiação eletromagnética eficiente. A propriedade de translação faz com que estes sinais de frequências baixas possam ser sobrepostos numa onda portadora de alta frequência, o que faz com que o tamanho da antena diminua substancialmente.
Escola: Centro Educacional Assistencial Profissionalizante Pedreira
Curso: Redes de computadores
Matéria: Comunicação de dados (CD31)
-Modulação para redução de ruído e interferência
Alguns tipos de modulação podem reduzir o ruído, porém através de um preço: é necessário, geralmente, o uso de uma banda de transmissão bem maior.
-Modulação para designação de frequência
Permite a seleção de uma das diferentes estações existentes, dentro de