ERP - Sistema da informação
Um sistema unificado, que integra todos os departamentos de uma empresa, ao invés de contar com vários sistemas para cada função (folha de pagamento, contas a pagar, controlar vendas, etc). Com o ERP a comunicação interna se torna mais fácil e menos custosa.
Por exemplo, o departamento financeiro pode saber rapidamente quanto dinheiro pode ser destinado ao pagamento de funcionários de acordo com as informações que um gestor de RH disponibilizar no sistema.
Implantação
No intuito de controlar gastos, a empresa também precisa definir qual tipo de licenciamento é mais adequado as suas operações: instalação do sistema em servidores próprios ou virtualizados, utilização do sistema em servidores terceirizados (geralmente, oferecidos pelo provedor da solução), solução baseada em “Computação nas nuvens (Cloud computing)”, pagamento por usuário, etc.
As soluções baseadas em Cloud Computing costumam ter custo menor, pois a empresa não precisa se preocupar com servidores, manutenção, atualização, entre outros.
Vantagens da implantação Automatização de tarefas manuais Otimização de processos Controle sobre as operações da empresa Disponibilidade imediata de informações seguras
Redução de custo
Obtenção de informações e resultados que auxiliem na tomada de decisões e permitam total visibilidade do desempenho das áreas da empresa.
Uma vez que o sistema de ERP precisa ser customizado para cada empresa, é importante saber também quais as tecnologias que o fornecedor disponibiliza para suas soluções. Com isso, é possível ter uma noção melhor dos custos com servidores, atualização, treinamento, entre outros. Neste aspecto, também é possível analisar a capacidade de integração e comunicação do sistema, a possibilidade de implementação de módulos no futuro, os recursos de segurança, compatibilidade com plataformas distintas (dispositivos móveis, por exemplo) e assim por diante.
Desvantagens da implantação
Risco de prejuízo financeiro ou de desempenho com