ERP - sistemas de informação
O que é o ERP? O ERP é um sistema abundante de soluções e informações. Um banco de dados único, executando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, unindo todas as atividades de negócio em um único sistema de computador. Cada sistema de ERP oferece um conjunto de módulos (aplicativos) para aquisição. Estes são os pacotes funcionais, individualizados para cada unidade de negócio dentro da organização (financeiro, Recursos Humanos, administração de materiais, contabilidade, etc.).
[http://www.cio.com/article/2439502/enterprise-resource-planning/erp-definition-and-solutions.html]
Funcionalidades do ERP? Sistemas ERP funcionam com a utilização de uma base de dados. Assim, decisões que envolvem análise de custos, por exemplo, podem ser calculadas com a divisão de todos os custos na empresa com a melhor performance. Um sistema integrado oferece a possibilidade melhoria de relatórios, fidelidade de dados, consistência e comparação de dados, devido à utilização de um critério único em todas as atividades da empresa. O sistema ERP identifica o tempo como uma variável crítica de restrição, é a informação que encaminha a tecnologia dos negócios e a tecnologia da informação. A redução do tempo de ciclo é obtida via minimização na obtenção e disseminação das informações. Reconhecendo as necessidades das empresas em reduzir o tempo de resposta ao mercado de produtos e serviços, os sistemas ERP são desenvolvidos para responder instantaneamente o surgimento de novas necessidades não previstas. Estas operações podem facilmente mudar ou expandir sem interromper com as atividades em curso. Daí, o tempo para desenvolver e otimizar os processos é severamente reduzido.
Os módulos operacionais concentram as atividades administrativas/ financeiras e comerciais. Os módulos estratégicos são, a princípio, desnecessários para o funcionamento operacional de uma empresa informatizada, porém cada vez mais são