ERP sistemas de informação
Contexto
Nos anos 50 os mainframes eram os protagonistas tecnológicos, eram lentos e caros, embora, naquele tempo, se mostrassem algo eficientes em comparação ao antigo modelo, em que tudo era feito manualmente.
Na década de 70, surgiu o MRP (Material Requirement Planning), sistema que antecedeu o ERP. Essa década registou a expansão económica e a difusão computacional. Esses sistemas chegavam ao mercado como pacotes, ou seja, eram conjuntos de sistemas que podiam “conversar” entre si e que ajudavam no planeamento dos processos produtivos. A partir de então, foram agregadas todas as funções. O MRP passou assim a ter impacto na tomada de decisão.
A evolução do MRP para o MRP II deu-se na década de 80. Embora o MRP II trouxesse a novidade da integração à área financeira, as necessidades globais das empresas não eram totalmente satisfeitas, pois a integração deste sistema com outros sistemas utilizados em outras áreas não era possível.
Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) surgiram da necessidade de gerenciar de maneira completa e eficiente todas a informações que existem dentro de uma organização. Integram funcionalidades que suportam as diversas atividades de negócio da empresa e não apenas o processo de manufatura, como os antecessores sistemas MRP. Com a sua utilização, os departamentos de compras, vendas,