Sistemas ERP Tecnologia da Informação
A empresa utilizada como base para a elaboração deste trabalho é a Indústria Comércio de Importação e Exportação Ltda.
No ano de 2004, após uma etapa de análises e do planejamento das várias oportunidades de mercado e motivados pela solidificação das suas experiências anteriores, os sócios e amigos de faculdade, criaram a , uma empresa dinâmica e inspiradora.
A é uma empresa brasileira que atua no mercado de higiene pessoal e beleza através das reconhecidas marcas Prada, Ricca, Vertix, Basics, Kess e Clia.
A empresa confere uma ampla rede de conhecimentos que conferem uma estrutura ágil e eficiente que lhe permite atuar em uma posição de destaque no segmento de escovas de cabelo, acessórios, maquiagem, banho, manicure e higiene oral.
Através de sua equipe de representantes, a atende a diversos canais de distribuição, como perfumarias, farmácias, supermercados, atacadistas e lojas de departamento, estando presente em mais de 10 mil pontos de vendas e em todo o território nacional. CAPÍTULO I - O SISTEMA ERP
1.1 Introdução
Com o avanço da Tecnologia da Informação as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Geralmente, em cada empresa, vários sistemas foram desenvolvidos para atender aos requisitos específicos das diversas unidades de negócio, plantas, departamentos e escritórios. Por exemplo, o departamento de planejamento da produção utiliza um sistema próprio e o departamento de vendas utiliza outro. Dessa forma, a informação fica dividida entre diferentes sistemas.
Os principais problemas dessa fragmentação da informação são a dificuldade de obtenção de informações consolidadas e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema. Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) solucionam esses problemas ao agregar, em um só sistema integrado, funcionalidades que suportam as atividades dos diversos processos de negócio das empresas.
Os sistemas ERP surgiram a