Modulação
Índice 1. A Modelação em geral 3 1.1. Finalidade da modelação 1.2. Modelação analógica 1.3. Modelação por pulsos 1.4. Modelação digital 3 2. Modelação em amplitude 2.1. Modelação DSB- 2.2. Modelação SSB 4 3. Vantagens e desvantagens 4 Bibliografia 8
1. A Modelação em geral
A modelação é uma operação realizada com a finalidade de permitir uma transmissão eficiente e exequível ao longo de um canal de transmissão.
A operação de modulação é composta de:
-Um “sinal modulante” – mensagem;
-Um “sinal de portadora” – “transporta” a mensagem.
A operação de desmodulação é inversa da modulação permitindo recuperar a mensagem “separando-a” da portadora
1.1. Finalidade da Modelação * A finalidade da modelação é gerar um sinal adequado às características do canal de transmissão. Por vezes há necessidade de recorrer ao processo de modelação devido a ruído e perdas que existe no canal de transmissão * Superar as limitações do Hardware * Permitir efectuar a separação de frequências (multiplexagem)
1.2. Modelação Analógica
A modelação analógica distingue-se por uma variação da forma da portadora de uma forma continua.
A modelação analógica divide-se em tês tipos: * Modelação em amplitude (AM) * Modelação em frequência (FM) * Modulação de fase (PM)
Fig.2.1 Exemplo de modulação analógica
1.3. Modelação por pulsos
A modelação por pulsos ao contrário da modelação analógica, distingue-se por se alterar a forma de um trem de pulsos rectangulares de acordo com o sinal modulante e também se divide em três tipos.
* Modulação em amplitude de pulso (PAM) * Modelação em duração de pulso (PDM ou PWM) * Modelação de posição em pulso (PPM)
Fig.1.3 Exemplo de modulação por pulso
1.4. Modelação