modulação
MODULAÇÃO
Definição: alteração sistemática de alguma característica de um sinal, denominada, portadora, em função de outro sinal, denominado modulante ou mensagem.
Objetivo: produzir um sinal modulado que conduz a informação e cujas propriedades sejam as mais convenientes ao processo de comunicação considerado.
Qual a forma de onda que será usada como portadora ?
O que se pode alterar nesta onda ?
Modulação em
Amplitude (AM)
Modulação em
Fase (PM)
Modulação em
Frequência (FM)
MODULAÇÃO (ANALÓGIA E/OU DIGITAL)
O que significa modular um sinal ?
O processo de modulação consiste em se transladar o espectro de freqüências do sinal original para uma faixa de freqüências mais alta.
PORQUE MODULAR
Para facilidade de irradiação: para uma radiação eletromagnética λ / 2. Sinais de áudio eficiente necessita-se de antenas com tamanho c possuem λ alto ( λ = ), não podendo ser irradiados diretamente. f Para redução de ruído e interferência: certos tipos de modulação permitem a redução dos efeitos provocados pelo ruído e interferência, mas à custa de uma maior largura de espectro. ( Ex:
FM melhor que AM )
Para designação de freqüência: a separação de estações transmissoras é possível porque cada uma possui uma diferente freqüência portadora. Para multiplexação: permite a transmissão de múltiplos sinais através do mesmo canal ao mesmo tempo. ( Ex: telefonia a longa distância )
Para superar problemas de engenharia: translada-se um sinal até a porção do espectro onde as necessidades de projeto sejam mais facilmente satisfeitas. ( ponto de menor ruído e atenuação )
MODULAÇÃO AM-DSB (DOUBLE SIDE BAND)
A modulação em amplitude ( AM-DSB ) é o processo onde a amplitude da portadora varia ao redor de um valor médio, linearmente com o sistema modulante. s (t ) = Ac [1 + k a m(t )] cos( 2πf c t ) → SINAL MODULADO c(t ) = Ac cos(2πf c t ) → PORTADORA m(t ) → MENSAGEM
1 + k a m(t ) → ENVOLTÓRIA
é a