cinetica quimica
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Não existe uma velocidade geral para todas as reações químicas, cada uma acontece em sua velocidade específica. Algumas são lentas e outras são rápidas.
A velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores: a concentração das substâncias reagentes, a temperatura, a luz, a presença de catalisadores, superfície de contato. Esses fatores nos permitem alterar a velocidade natural de uma reação química
Concentração de reagentes: Quanto maior a concentração dos reagentes, mais rápida será a reação química..
Exemplo: uma amostra de palha de aço reage mais rápido com ácido clorídrico concentrado do que com ácido clorídrico diluído.
Temperatura: De um modo geral, quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reação. Podemos acelerar uma reação lenta, submetendo os reagentes a uma temperatura mais elevada.
Exemplo: se cozinharmos um alimento em panela de pressão ele cozinhará bem mais rápido, pois devido à elevação da pressão exercida sobre a superfície do líquido, a sua temperatura de ebulição irá também aumentar e será maior em relação às panelas comuns.
Catalisadores: São substâncias capazes de acelerar uma reação. Exemplo: alguns produtos de limpeza contêm enzimas para facilitar na remoção de sujeiras.
Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior será a velocidade da reação.
Exemplo: os antiácidos efervescentes quando triturados se dissolvem mais rápido em água do que em forma de comprimido inteiro, isto porque a superfície de contato fica maior para reagir com a água.
Exemplo de Reações Química
Da Ferrugem: a oxidação (ferrugem) de um pedaço de ferro é um processo lento, pois levará algumas semanas para