Modulação
• Modulação : variação de um parâmetro de uma onda portadora senoidal, de maneira linearmente proporcional ao valor instantâneo do sinal modulante ou informação.
• Portadora : Onda senoidal que, pela modulação de um dos seus parâmetros, permite a transposição espectral da informação (ou sinal modulante).
• Como a portadora senoidal tem três parâmetros : Amplitude, Freqüência e Fase, existem três formas básicas de modulação : Modulação em Amplitude AM, Modulação em Freqüência FM e Modulação em fase PM.
AM Modulação em amplitude. Definição de AM:
• Portadora: vp(t) = Vp sen (2 fp t)
• Sinal modulante: vm(t) = Vm sen (2 fm t)
• Taxa ou índice de modulação: M = Vm / Vp (M também pode ser expresso em %)
• Onda modulada em AM: vam(t) = [ Vp + vm(t)] sen (2 fp t)
Portanto: vam(t) = Vp [1+M sen (2 fm t)] sen (2 fp t)
Efetuando o produto de senos temos : vam = Vp sen (2 fp t) + (M / 2) Vp cos (2 (fp - fm) t ) - (M / 2) Vp cos (2 fp+fm) t) portadora raia lateral inferior raia lateral superior Conclusão : uma onda AM difere da portadora pura pelo fato de conter além da portadora duas raias laterais de mesmo nível = M Vp / 2, e com freqüências simétricas em relação a freqüência da portadora fp, tendo a raia lateral superior freqüência de fp+fm e a raia lateral inferior fp-fm.
A figura seguinte mostra a forma de onda e o espectro para diversas taxas e freqüências de modulação. A curva em vermelho é uma curva imaginária chamada envoltória, que representa o valor de pico atingido pela onda AM em função do tempo e cuja forma é exatamente a do sinal modulante. Todo o raciocínio acima foi feito usando como sinal modulante uma senóide, que espectralmente é uma raia e por isso cria duas raias laterais, imagens dela. Na pratica, o sinal modulante é quase sempre um