Atividade integradora de didatica
A Pedagogia Liberal marcou a Educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. A Pedagogia Liberal enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptarem-se aos valores e á normas vigentes na sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. A educação brasileira, pelo menos nos últimos cinqüenta anos, tem sido -marcada pelas tendências liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada. Evidentemente tais tendências se manifestam, concretamente, nas práticas escolares e no ideário pedagógico de muitos professores, ainda que estes não se dêem conta dessa influência.
1. Tendência Tradicional
Contexto sócio-político- Iniciou-se no século XIX e domina grande parte do século XX, sendo ainda hoje utilizada. Inclui tendências e manifestações diversas.
Função da escola= Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.
Papel do professor- Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno.
Metodologia- Exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios de modelos.
2.Tendência Renovada
Contexto sócio político- A tendência Renovada origina-se na Europa e Estados Unidos, no final do século XIX, influenciando o Brasil por volta dos anos 1930.
Tendência liberal renovada progressivista
Função da escola- A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.
Papel do professor - Não há lugar privilegiado para o professor; antes, seu papel é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança; se intervém, é para dar forma ao raciocínio dela.
Metodologia - Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.
Tendência Renovada não–diretiva( escola nova)
Função da escola- Formação de atitudes.
Papel do professor- Educação