Dpoc
DPOC
É uma enfermidade respiratória previnível e tratável, que se caracteriza pela presença de obstrução crônica do fluxo aéreo que não é totalmente reversível. A obstrução do fluxo aéreo e geralmente progressiva e esta associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões a inalação de partículas ou gases tóxicos, causada primariamente pelo Tabagismo. Embora a DPOC comprometa os pulmões, ela também produz consequências sistêmicas significativas. O processo inflamatório crônico pode produzir alterações dos brônquios (bronquite crônica), bronquíolos (bronquiolite obstrutiva) e parênquima pulmonar (enfisema pulmonar). A predominância dessas alterações é variável em cada individuo, tendo relação com os sintomas apresentados.
Apesar de pouco conhecida, a DPOC é a quinta causa de mortes entre as doenças no Brasil. Sete milhões de pessoas sofrem desse mal – e a maioria nem sabe. Por causa disso, hoje apenas 350 mil pessoas estão diagnosticadas e fazem o tratamento da doença. A cada 14 minutos morre uma pessoa de DPOC.
Os principais fatores desencadeadores da DPOC (enfisema e bronquite crônica) estão relacionados principalmente ao:
Tabagismo Exposição passiva ao fumo (pessoa que vive junto com o fumante), Exposição à poeira por várias anos, Poluição ambiental, Fatores genéticos nos casos que se comprova a deficiência de enzimas relacionadas à desnutrição do parênquima pulmonar (estruturas dos pulmões).
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO
VMNI ( Ventilação Mecânica não invasiva) VMI ( Ventilação Mecânica Invasiva) Manobras Respiratórias ( drenagem, percussão pulmonar manual e vibrocompreessão) Treinamento dos Músculos Respiratórios
Obs.: A vibração intrapulmonar, através do controle do fluxo inspiratório, pode forçar a liberação dos bronquíolos e alvéolos obstruídos, recuperando regiões do pulmão anteriormente colapsadas.
Enfisema Pulmonar
É uma doença crônica, onde o tecido pulmonar ou parênquima é destruído,