Dpoc
Estudo de caso, relacionado ao tratamento e cuidados de enfermagem, ministrados aos pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC.
2.0 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa propõe-se a apresentar os distúrbios respiratórios, dos quais procuramos fazer uma abordagem da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC, com enfoque no Enfisema Pulmonar; ressaltando a importância de uma assistência de enfermagem, individualizada e holística, na utilização da ventilação mecânica, oxigenoterapia e outros medicamentos utilizados no tratamento da doença referida.
A incidência da DPOC é maior em homens, e aumenta com a idade, principalmente, em tabagistas. Há muitas hospitalizações devido à descompesação respiratória por ela provocada.
Esse trabalho aborda os aspectos clínicos e fisiopatológicos mais freqüentes que ocorrem no grupo DPOC, ou seja, Enfisema Pulmonar, enfatizando os cuidados de enfermagem e atuação da equipe, na administração das medicações.
3.0 PROBLEMA
Dificuldade que o portador de DPOC, encontra com abstinência do tabaco e a poluição ambiental, principalmente no inverno, período no qual a umidade relativa do ar é alterada, e há mudanças bruscas do tempo.
4.0 JUSTIFICATIVA
Este trabalho enfoca seu desenvolvimento justificando pela incidência da Patologia DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, nos grupos de riscos (tabagistas, idosos), principalmente, nos idosos, sendo uma doença que apresenta como fator predominante, a lesão obstrutiva pulmonar, podendo desencadear várias seqüelas, e até mesmo, a morte do paciente portador.
5.0 OBJETIVOS
5.1. OBJETIVO GERAL
O objetivo deste estudo é conhecer e evidenciar a assistência de enfermagem nos cuidados e na administração da oxigenoterapia e medicação ao paciente