Administração financeira e orçamentária
GERAL: Oferecer aos alunos conhecimentos básicos de Administração Financeira, abordando o complexo ambiente econômico e institucional onde são tomadas as principais decisões financeiras. Operacionalizar os conceitos, através de técnicas quantitativas que auxiliem a reflexão, análise e tomada de decisão.
ESPECÍFICOS: analisar o ambiente econômico através da compreensão e análise das variáveis que afetam a tomada das decisões financeiras; oferecer instrumental para mensuração e análise gerencial dos reflexos das variáveis externas e internas sobre o fluxo de fundos e os resultados globais da empresa; analisar as decisões de investimento, financiamento e distribuição de dividendos.
II - MÉTODOS DIDÁTICOS
-aulas expositivas
-recursos audiovisuais
-estudos de caso
-pesquisas e leituras
1 - O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, ECONOMIA E CONTABILIDADE
Administração Financeira (AF) está estreitamente ligada à Economia e Contabilidade, e pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos. A AF também se utiliza de dados contábeis para suas análises.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ECONOMIA
A importância da Economia para o desenvolvimento do ambiente financeiro e da teoria financeira pode ser melhor descrita em função de suas áreas mais amplas: macro e microeconomia.
MACROECONOMIA: estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, as políticas econômicas que o governo dispõe para controlar o nível das atividades econômicas. A teoria e a política macroeconômica analisam também a estrutura internacional, de forma que os recursos fluam entre os países, a atividade econômica esteja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.
Uma vez que a empresa atua no âmbito macroeconômico, o administrador financeiro precisa conhecer profundamente a estrutura institucional onde irá atuar. Precisa também