Modulação e desmodulação
SISTEMAS DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO 2
MODULAÇÃO E DESMODULAÇÃO AM/FM
MODULAÇÃO E DESMODULAÇÃO AM/FM
ÍNDICE
PRINCÍPIOS DE TRANSMISSÃO
A modulação é a alteração sistemática de uma onda portadora de acordo com a mensagem (sinal modulador). A informação que se deseja transmitir é transportada pela onda modulada.
De um modo geral pode-se dizer que a necessidade de utilização de modulação advém do facto de determinados suportes de transmissão não funcionarem na banda de base. Esta banda corresponde à “faixa” de frequências ocupada pela informação que se pretende transmitir.
Na figura seguinte está representado o esquema básico de um sistema de transmissão com modulação, o qual serve de base para os diferentes métodos de modulação que serão, mais adiante, abordados detalhadamente.
* Esquema básico de um sistema de transmissão com modulação.
NECESSIDADE DA MODULAÇÃO
* MODULAÇÃO PARA FACILIDADE DE IRRADIAÇÃO Uma irradiação eletromagnética eficiente necessita de antenas com dimensões físicas na ordem de meio comprimento de onda (λ /2). Muitos sinais, especialmente os sinais de áudio, possuem componentes de frequência de baixo valor necessitando de antenas de grandes dimensões para uma irradiação direta. Utilizando a propriedade da translação em frequência da modulação, estes sinais podem ser sobrepostos numa portadora de alta frequência, com a consequente redução no tamanho da antena (que é o que se pretende).
* MODULAÇÃO PARA REDUÇÃO DE RUÍDO E INTERFERÊNCIA Certos tipos de modulação possuem a propriedade de reduzir efeitos causados tanto pelo ruído como pela interferência. Esta redução, entretanto, é obtida à custa de uma maior largura de banda para a transmissão do sinal, que a necessária para o sinal original.
* MODULAÇÃO PARA DESIGNAÇÃO DE FREQÜÊNCIA/MULTIPLEXAGEM A seleção (e separação) de uma estação, num aparelho de rádio ou de televisão, é possível porque cada