Ensaio escola cidadão critico
Transmitir o saber é formar o cidadão crítico?
Desde os princípios a escola exerce o papel de interagir com a sociedade, com o indivíduo, antigamente era fazer com que as pessoas se concientizassem da disciplina que era preciso na sociedade em suas épocas e culturas diferentes. Assim o desenvolvimento educacional se estendia das crianças até a idade adulta, afins de criar uma rotina com regras, submissa aos padrões estabelecidos, principlamente pelos governantes, e ser um operário ‘cego’ sem conseguir ver aquilo que acontece ao seu redor, que não consegue enchergar os erros da sociedade em que convive, sem saber seus direitos e deveres.
Hoje a escola trabalha com estimulos diferentes, e muitas vezes o cidadão critico surge dos metodos do educador. O conceito de ser um cidadão crítico é saber ver os prós e contras, pesar os fatos, expressar suas idéias, formar suas próprias opiniões sem influência de nenhum outro meio. É ter sabedoria suficiente para críticar aquilo que acha incorreto.
Atualmente as escolas vem se preocupando com os métodos de ensino, com a percepção de como o aluno recebe as informações passadas. A educação ainda é a desvalorização dos governantes, juntamente com a submissão de muitas escolas em frente ao poder capitalista dos politicos. A educação é o principal meio para alcançar o conhecimento, que gera o individual e/ou o social, a reflexão, os estimulos para uma vida melhor, tendo um senso crítico diantes dos fatos. A educação e a midia a séculos estão em guerra, pelo porder das mentes das pessoas, e por sinal esta não vai terminar tão cedo. Enquanto uma ensentiva a conciência, o crítico; A outra, chamada de midia geral, se da pelo ‘fordismo’ contemporaneo, executando atraves de vários metodos, uma lentidão no raciocinio, fazendo as pessoas ficarem menos inteligentes, mas prepurssoras daquilo que o