Alunos Surdos
Fortaleza – CE 2013
1. Quais foram os problemas levantados pela escola sobre a inclusão do aluno surdo na escola comum/regular?
Diagnostico da entrada de alunos com surdez, como a escola esta preparada para receber esse alunos,que as escolas comuns se ajustam aos alunos surdos e esse ajustes não melhoram em nada a aprendizagem dos alunos com surdez .
2. Que profissionais estavam envolvidos na reunião pedagógica para discutir a problemática da inclusão do aluno surdo na escola?
Uma pesquisadora em educação de pessoas surdas, duas instrutoras de libras,uma coordenadora pedagógica,a diretora da escola,um professor em libras,uma professora de história e uma de língua portuguesa.
3. O que foi dito sobre a presença do Intérprete Escolar em sala de aula?
Que o professor a partir de um determinado momento passa a achar que o interprete é que é o verdadeiro tutor daquele aluno com surdez e que não deve ser assim, o interprete tem a função de mediar a comunicação entre aluno e professor.
4. Qual é o papel do AEE na escolar comum/regular?
É um serviço que visa a educação inclusiva que pode complementar ou suplementar a formação de alunos que alguma deficiência tentando sempre fazer com que o aluno em questão se sinta ambientado em um lugar, as aulas são ministradas nas salas de recursos multifuncionais.
5. Descreva as três formas de atendimento para o aluno surdo no AEE.
Atendimento Educacional Especializado em Libras:
Este atendimento constitui um dos momentos didático-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos na escola comum. O atendimento ocorre diariamente, em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum. A organização didática desse espaço de ensino implica o uso de muitas imagens visuais e de todo tipo de referências que possam colaborar para o aprendizado dos conteúdos curriculares em estudo, na sala de aula comum. Os materiais e os recursos para esse fim precisam estar