Análise do filme a onda
Natal/RN
2013
Analisando o filme a Onda com base no texto “Psicologia das Massas e a Análise do eu” onde o jovem professor Rainer Wenge recebe uma noticia de que vai lecionar um curso sobre Autocracia, porem o mesmo tinha planejado para lecionar anarquia mesmo contra sua vontade aceitou o desafio. Ao chegar à sala de aula ele se depara com os alunos relatando que seria improvável um governo como o nazismo, ou uma nova ditadura surgi na Alemanha, então Rainer propõe uma experiência para demostrar na pratica esse tipo de governo e como se da seu surgimento.
No texto psicologia das massas e análise do eu, Freud cita Le Bon ao apresentar aspectos psicológicos de um grupo:
Sejam quem forem os indivíduos que o compõem, por semelhantes ou dessemelhantes que sejam seu modo de vida, suas ocupações, seu caráter ou sua inteligência, o fato de haverem sido transformados num grupo coloca-os na posse de uma espécie de mente coletiva que os faz sentir, pensar e agir de maneira muito diferente daquela pela qual cada membro dele, tomado individualmente, sentiria, pensaria e agiria, caso se encontrasse em estado de isolamento. Há certas idéias e sentimentos que não surgem ou que não se transformam em atos, exceto no caso de indivíduos que formam um grupo. (Freud, 1921/1996).
Rainer forma uma espécie de governo com os alunos, formando um grupo nos moldes da autocracia, ele realiza uma votação para escolher um líder e os alunos escolhem o professor como líder e a parte daquele momento os alunos devem chama-lo de senhor Wenge. Le Bom afirma que grupos possuem uma espécie de mente coletiva diferente do estado de individualidade, o grupo forma uma unidade como um corpo. O senhor wenge estabelece regras, se os alunos quiserem falar tem que pedir permissão e ficar em pé, e todos terão que usar um uniforme uma camisa branca e calça jeans durante a semana do projeto. Para descrever a