Aluno
1) Assinale a alternativa errada:
a) A política de rendas corresponde basicamente aos controles de preços e salários. b) A política monetária tem aplicação mais imediata que a política fiscal. c) A política tributária é um tipo de política fiscal. d) A política cambial, no setor externo, refere-se a alterações na taxa de câmbio. e) Todas as alternativas anteriores estão erradas.
RESPOSTA: alternativa e.
Solução: A alternativa e é incorreta, porque todas as alternativas anteriores estão exatas. A política de rendas controla preços e salários da economia, isto é, as rendas da economia. A política monetária aplica-se mais rapidamente que a fiscal, pois esta depende de votações e sua aplicação é mais demorada após a decisão de efetuá-la ter sido tomada. Políticas tributárias e de gastos do governo são os tipos de política fiscal. A política cambial refere-se à atuação do governo em relação ao setor externo via taxa de câmbio.
2) A “política fiscal’’ de um governo pode ser definida como sua política relativa à (ao)(aos):
a) Relação entre o total de suas compras de bens e serviços e o total de seus pagamentos de pensões. b) Regulamentação de atividades bancárias e de crédito. c) Total e aos tipos de despesas e à maneira de financiar essas despesas (tributação, levantamento de empréstimos etc.). d) Serviços de educação, saúde e segurança nacional. e) Regulamentação de impostos.
RESPOSTA: alternativa c.
Solução: Deve-se falar tanto em gastos, como no financiamento de tais gastos. Assim, a política fiscal refere-se às despesas do governo e ao financiamento dessas despesas. As alternativas a e d referem-se somente a gastos, a alternativa e cita somente financiamento e a alternativa b refere-se à política monetária.
3) A política monetária e a política fiscal diferem, essencialmente, pelo seguinte fato:
a) A política monetária trata dos recursos totais arrecadados e dos