Aluno
CONSULTAS AO BANCO DE DADOS
Este comando efetua pesquisas nas linhas de uma ou mais tabelas, retornando as que estiverem de acordo comas condições especificadas na cláusula WHERE. Com certeza, é o comando mais complexo da linguagem SQL.
A expressão SELECT mais simples que pode ser feita é SELECT * FROM nome_tabela. Nessa expressão, todas as colunas de uma tabela serão retornadas ao cliente que a emitiu. Há duas formas de restringir os dados retornados: horizontal e vertical.
Restrição horizontal significa pesquisar apenas as colunas relevantes, além de se especificarem apenas as colunas relevantes à tarefa para a qual a consulta se destina, é preciso também filtrá-la de forma vertical, para que sejam retornadas apenas linhas imprescindíveis. Para essa tarefa, utiliza-se o WHERE.
Sintaxe:
SELECT nome_coluna1, nome_coluna2
FROM
nome_tabela
WHERE
definição_where
COMPARAÇÃO DE STRINGS
Comparar duas strings pode ser uma tarefa ingrata, pois é possível que o resultado não seja o desejado. Existem situações em que se desejam pesquisar as linhas de uma tabela que iniciem por uma string ou que terminem por ela, ou ainda que a contenham em qualquer parte de sua extensão.
Para tais situações existe a função LIKE, que efetua a comparação parcial entre duas strings, dependendo de como for indicado o caractere %.
LIKE %string
serão retornadas todas as strings terminadas com a indicada.
LIKE string%
serão retornadas todas as strings iniciadas com a indicada.
LIKE %string% todas as strings que possuírem o texto indicado em alguma parte.
RENOMEANDO COLUNAS – ALIASES
Para facilitar a exibição e a compreensão dos resultados de uma consulta, é possível renomear as colunas de uma tabela com a expressão AS. Dessa forma, quando o resultado for exibido, ao invés de mostrar a expressão como título da coluna, será exibido o “apelido” dado a ela.
Exemplo:
SELECT IdPessoa AS Codigo FROM Pessoas;