Aluno
O Segredo da Libélula
A Busca de um Homem Pelo Sentido da Vida
Tradução:
Mirian Ibanez
2009
PREFÁCIO
Muitas pessoas me perguntam se esta historia é real ou ficção, e essa pergunta é sempre difícil responder. A verdade, para mim, não se limita ao mundo físico; em vez disso, representa uma energia que circula nos intervalos entre o tempo e o espaço, num furtivo rio de intenções. E a energia contida nestas páginas é tão real como qualquer luz que vejo, canção que ouço ou fruto que já provei. É verdade que usei um artifício de ficção para entrelaçar as palavras em uma trama que seja fácil apreciar, assim como também é verdade que muitos dos eventos descritos aqui aconteceram de fato, de modo que muitas pessoas podem se identificar com eles. Para mim, porém, isso é irrelevante, porque a energia subjacente 1 e ela sempre está ali - é a minha verdade.
Que você se divirta lendo a minha verdade e que ela o inspire a ouvir a sua!
Capítulo 1
Ele era o sem-teto mais feliz que conheci. Seu sorriso era caloroso e amigável. Os cabelos, compridos até os ombros, eram iguais à emaranhada barba ruiva. Embora parecesse estar usando as mesmas roupas marrons maltrapilhas desde o dia anterior e cheirasse como se não tomasse banho havia uma semana, algo em seus olhos azul-claros me deixou à vontade.
Enquanto carregava minhas compras pelo estacionamento até minha vaga, li o cartão que ele estava segurando: Receba sempre com gratidão.
Seu sorriso expandiu-se intencionalmente quando passei por ele, e assim que olhei para baixo percebi que havia um pequeno cachorro negro dormindo a seus pés. Quando estava bem próximo do homem, sussurrei para mim mesmo: Isso é
irônico.
- O que é irônico? - ele perguntou.
Surpreso, dei mais um passo, esperando dar a impressão de não ter ouvido o que ele dissera.
- O que é irônico? - ele repetiu.
Parei e virei-me devagar. Embaraçado, respondi:
- É irônico que você esteja dando um conselho