Alterações da afetividade
ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE
Alessandra Giovannetti CONSTANTINO
Francine de Souza Barros BRUSCHI
Mayra Regina VILLAR
Profª. Ms. Ana Celina Pires de Campos Guimarães
Psicopatologia Geral I
BAURU – 2008
ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE
A afetividade é capacidade de experimentar sentimentos e emoções. Ela compreende o estado de ânimo ou humor, os sentimentos, as emoções e as paixões.
O estado de ânimo para Jean Delay é a disposição mais rica em todas as instâncias emocionais e instintivas, e se origina deste estado dois pólos, um patético e um apático. O humor para Delay engloba todas as representações.
Já para Bleur, no estado ânimo há a confluência de uma vertente somática e de uma vertente psíquica, que se unem indissoluvelmente para dar um colorido à vida psíquica momentânea. O estado de humor para o mesmo autor, consiste em sentimentos que estão presentes na consciência ou processos intelectuais (percepções, representações, conceitos) em um determinado momentos e circunstâncias, ou seja, nenhum ato intelectual é desprovido de conteúdo afetivo, assim como nenhum estado afetivo é desprovido de conteúdo intelectual.
Patologia e valor semiológico (alterações da afetividade)
Hipertimia: distinguem-se 2 características: a euforia e a exaltação afetiva patológica. A euforia simples é um estado de completa satisfação e felicidade. É caracterizada por elevado estado de animo, aceleração do curso de pensamento, loquacidade, aceleração da mímica facial, aumento da gesticulação, riso fácil e logorréia. É observada na fase maníaca da psicose maníaco-depressiva, nos estados hipomaníacos, na embriaguez alcoólica, na demência senil, na paralisia geral, na epilepsia através dos acessos. Na exaltação patológica não há só euforia, mas também aumento da convicção do valor próprio e das aspirações. É caracterizada pela aceleração do curso do pensamento e pela