Trabalho de metodologia da pesquisa em direito
FDUFBA – Faculdade de Direito da UFBA
Metodologia da Pesquisa em Direito
Docente: André Portella
Discente: Jéssica Nkem Chibuzo Ndukwu
Análise de Trabalhos Científicos
1. O PERCUSO CONSTRUTIVO DO PRINCÍPIO DA AFETIVIDADE NO DIREITO DE FAMÍLIA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: CONTEXTO E EFEITOS
2.
2.1 Tomando por base apenas o título do mestrado, o tema a ser colocado em pauta nesse trabalho seria a questão da aceitação da Afetividade no mundo jurídico, quais argumentos, fatos puderam fazer com que esse termo fosse bem visto no ordenamento jurídico.
2.2 Hipóteses:
De que forma a aftividade no Direito da família tomou força
Importância da existência de legislações que abracem o Princípio da Afetividade no Direito da Família
Como é trabalhado a questão do Princípio da Afetividade na contemporaneidade
2.3 Sim. A metodologia mais adequada para essa pesquisa de acordo com o livro de Antônio Carlos Gil seria utilizar um tipo de pesquisa explicativa
3. Trata-se de um mestrado revisado e puplicad. O autor seguiu perfeitamente as normas da ABNT. Portanto, não possui imperfeições.
4. Sim. Na pesquisa foi detectada citação com mais de três linhas bem organizadas, citação direta, todas dentro do padrão estabelecido pelas normas da ABNT.
5. Sim. Na pesquisa o autor desenvolveu mais de 10 páginas com as bibliografias usadas para o desenvolvimento de seu trabalho. O mesmo seguiu todas as regras necessárias para estar dentro das normas da ABNT.
6. Sim.
7. Não
8. Não faria alterações no sumário.
9. De acordo com a leitura da pesquisa o tpitulo condiz com o que foi desenvolvido no trabalho, dessa forma, não há necessidade de se fazer alterações no mesmo.
9.2 Sim.
9.3 Sim, o autor usou em seu trabalho a metodologia explicativa pois sua preocupação central foi identificar os fatores que determinaram ou que contribuíram para a ocorrência do fenômeno Princípio da Afetividade no Direito da Família Brasileiro. É uma pesquisa que aprofunda o conhcimento