Psicopatologia
1. Qual a diferença entre ilusão e alucinação. a ilusão se caracteriza por uma coisa que aparenta ser o que não é, o objeto de fato existe mas é erroneamente interpretado pois há uma confusão dos sentidos o que provoca uma distorção da percepção. as alucinações são estímulos do sistema nervoso que não tem nenhuma fonte "real", são de fato alucinadas e podem ser auditivas ou visuais.
2. Quais as características das alucinações auditivas verbais. ouvir vozes que comentam, acusam e falam mal do individuo ou vozes que dialogam entre si. quando o problema é de origem neurológica (drogas) ouvem-se ruídos e sinos. apesar da convicção de que as vozes são reais o paciente ainda distingue a alucinação de uma percepção real, pois sabe que a alucinação não esta no ambiente externo.
3. Fale das alucinações visuais. Quadros histéricos de alucinações, comumente do tipo zoopsias que é quando se têm uma temática predominantemente de bichos ( vê bichos e os sente pelo corpo, geralmente com grandes bocas) pode acontecer, principalmente, no Delirium Tremens do alcoolista, mesmo quando não esta sob efeito do álcool, nem sempre em psicóticos, raro em esquizofrênicos e em deprimidos.
4. Quais os três tipos de alucinações corporais. Descreva-as
Cenestésica: Nestes casos os pacientes sentem como se seus órgãos interno estivessem sendo atacado. seu fígado revirado, seu pulmão esvaziado, seus intestinos arrancados, tem a sensação de ter alterado as batidas do coração e assim por diante.
Cinestésicas: não dizem respeito à sensação tátil, mas sim aos movimentos. Os pacientes percebem as paredes movendo-se ou eles próprios movendo-se no espaço.
Tácteis caracterizam-se por sensações de queimadura, beliscões ou formigueiros e normalmente aparecem relacionadas com alucinações visuais zoopsicas.
5. Como se subdivide a consciência do Eu. consciência da: - atividade do EU; - da unidade do EU; -