Exibitécnica
Os pontos (locais) para exibição de produtos são classificados em dois tipos:
1.1. Ponto normal – onde os produtos são colocados de forma permanente e onde o consumidor costuma encontrar. Normalmente estão em sua categoria, como por exemplo, vinhos em bebidas alcóolicas. 2.2. Ponto promocional (ou ponto extra) – onde os produtos são colocados por tempo limitado para destaque. Normalmente deve ser em uma área de maior tráfego para surpreender o consumidor, como por exemplo, vinho na seção de queijos.
No caso dos pontos promocionais, o produto estará em sua maioria longe da sua própria categoria. Nestes casos deve-se colocar o produto tanto em área de destaque quanto junto a categoria.
A permanência em pontos promocionais não deve ultrapassar 30 dias, pois as vendas constumam diminuir após duas semanas de exposição. 2. Agrupamento Os produtos devem ser agrupados sempre por categoria, mesmo que o fabricante pressione para colocar outros produtos da marca juntos. Exemplo: cafeteiras elétricas todas juntas (de várias marcas) e batedeiras também todas juntas, mas não batedeiras e cafeteiras juntas por serem da mesma marca. 3. Associação Devem-se associar as categorias correlatas, para que no momento da compra o consumidor se lembre de comprar outros itens em conjunto. Por exemplo, colocar massas (macarrão) ao lado de molhos, shampoos ao lado de sabonetes, etc. 4. Impulsores São produtos de consumo obrigatório ou líderes de mercado. O produto, da mesma categoria, colocado ao lado destes impulsores tende a “pegar carona” na venda, aumentando o seu giro. Exemplo, bolachas colocadas ao lado do pão de forma campeão de vendas. 5. Empilhamento Os produtos podem estar fora das prateleiras, colocados em pilhas, mas estas devem estar protegidas embaixo por pallet ou uma base. As pilhas não devem ser muito altas e possuir ponto para pegada do produto,