?.?.Alterações patológicas da afetividade
Alterações do humor
Distimia é o termo que designa a alteração básica do humor, tanto no sentido da inibição como no sentido da exaltação.
O termo disforia diz respeito à distimia acompanhada de uma tonalidade afetiva desagradável, mal-humorada. Quando se fala em depressão disfórica ou mania disfórica, esta sendo designado um quadro de depressão ou de mania acompanhado de forte componente de irritação, amargura, desgosto ou agressividade.
Os dois pólos básicos das alterações do humor, ou timopatias, são pólo depressivo, ou hipotimico, e o pólo maníaco, ou hipertímico. Assim, hipotimia refere-se a base afetiva de todo transtorno depressivo. Por sua vez, o termo hipertimia, refere-se a humor patologicamente alterado no sentido da exaltação e da alegria.
Segundo Aurelio, 2009; pg. 293, depressão é o termo utilizado para referir um estado mental caracterizado por tristeza, desespero e desestimulo quanto a qualquer atividade.
Os sintomas afetivos interligados a depressão são: Tristeza, choro fácil, apatia, sentimento de falta de sentimento, sentimento de tédio, irritabilidade aumentada, angustia ou ansiedade, desespero, desesperança.
No espectro maníaco, o termo euforia, ou alegria patológica, define o humor morbidamente exagerado, no qual predomina um estado de alegria intensa e desproporcional às circunstâncias. Já no estado de elação, há, além da alegria patológica, a expansão do Eu, uma sensação subjetiva de grandeza e de poder. O Eu vai além dos limites, ganhando o mundo.
A puerilidade é uma alteração do humor que se caracteriza pelo aspecto infantil, simplório, regredido. Verifica-se a puerilidade especialmente na esquizofrenia hebefrênica, em indivíduos com déficit intelectual, em alguns quadros histéricos e em personalidades imaturas de modo geral.
No estado de êxtase, a uma experiência de beatude, uma sensação de dissolução do Eu no todo, de compartilhamento intimo do estado afetivo interior com o mundo