Neuropsico
Alterações de humor * Distimia – alteração básica do humor tanto no sentido de inibição ou exaltação. * Distimia Hipotímica – é a depressão (tristeza patológica) * Distimia hipertímica (expansiva ou eufórica) – é a exaltação patológica do humor, ou seja, as bases afetivas dos quadros maníacos.
Importante: Não confundir o sintoma distimia com o transtorno distimia, que segundo as classificações da CID-10 e do DSM-IV, é um transtorno depressivo * A ideação suicida deve ser sempre investigada cuidadosamente em pacientes com humor triste. * Disforia – é a distimia acompanhada de uma tonalidade afetiva desagradável, mal-humorada. * A depressão disfórica ou mania disfórica é um quadro acompanhado de forte componente de irritação, amargura, desgosto ou agressividade. * Hipotimia é a base do afetiva de todo transtorno depressivo. * Hipertimia refere-se ao humor patologicamente alterado no sentido da exaltação e da alegria. * Euforia (alegria patológica) é um humor morbidamente exagerado. * Elação, existe além da alegria patológica, a expansão do Eu, uma sensação subjetiva de grandeza e de poder.
Puerilidade alteração do humor que caracteriza pelo aspecto infantil, regredido. Ri e chora por motivos banais, sua vida afetiva é superficial, sem afetos profundos, duradouros. Verifica-se esta alteração na esquizofrenia hebefrênica, indivíduos com déficit intectual e em alguns quadros histéricos e em personalidades imaturas de modo geral. * Moria forma de alegria pueril, ingênua. Ocorre em pacientes com lesões extensas dos lobos frontais, em deficientes mentais e em indivíduos com quadros demenciais acentuados. * Estado de êxtase uma sensação de dissolução do Eu no todo. Associado a experiências no contexto religioso ou místico, não sendo considerado psicopatológico, mas cultural. Mas pode estar presente em condições psicopatológicas, como no transe histérico, na esquizofrenia ou na mania.