Educação especial: altas habilidades
Altas Habilidades
Introdução
Vários transtornos psicopatológicos e deficiências na infância e adolescência podem manifestar, primeiramente, de uma forma bastante sutil, muitas vezes apresentando grandes dificuldades para o avaliador durante a formulação do diagnóstico e para o avaliador durante a formulação do diagnóstico e para o professor especializado em educação especial.
Nesse período, é possível observar que a aquisição de uma série de habilidades, sejam de ordem psicomotora e/ou social, pode ficar comprometida, o que traz sérios prejuízos à vida dessas pessoas. Profissionais das áreas da saúde e da educação podem deparar-se com alguns fenômenos de desenvolvimento e comportamento sem terem tido conhecimento suficiente que possam lhes garantir uma prestação de serviço mais eficiente e de maior qualidade.
Este trabalho propõe a abordagem dos transtornos psicológicos, psiquiátricos e/ou neurológicos que, em muitos casos, podem vir associados com o Retardo do Desenvolvimento Neuropsico-motor e surgem a partir do início da infância até o término da adolescência, alguns, inclusive já na fase da juventude.
Transtorno Autista
Formulação e Avaliação Diagnóstica
Ainda que o Transtorno Autista seja considerado uma desordem que pode envolver comprometimento de ordem neurológica, não há ainda um único tipo de exame ou procedimento