Sa de da crian a
Lactente
UNICID- Universidade Cidade de São Paulo
Enfermagem 5ºB
Alunos: Bruno Mendes
Caroline Muzzio
Catherine Casellato
Lidiane Maria
Magda Rosa
Shirley Rangel
Introdução
O desenvolvimento infantil, enquanto processo, inicia-se na vida intrauterina e envolve vários aspectos, como a maturação neurológica, o crescimento físico e a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e às esferas cognitiva, afetiva e social. Os primeiros anos de vida são marcados por importantes transformações motoras, físicas, mentais e sociais, neste período a criança possui especial sensibilidade para os estímulos ambientais que lhe chegam por meio de seus sentidos
Fase do Lactente (0 a 2 anos)
Esta é a fase de maior velocidade de crescimento físico após o nascimento da criança. Devemos estar atentos para poder dar os cuidados e estímulos adequados para cada momento do desenvolvimento, sendo de fundamental importância para a maturação da criança.
Fase do Lactente (0 a 3 meses)
Esta fase é marcada por intenso desenvolvimento neuropsico-motor. A criança vive basicamente para se alimentar e crescer, se está acordada quer mamar.
O apetite é muito grande pois a criança neste período apresenta intenso crescimento. Quer mamar o tempo todo em que estiver acordado e dorme profundamente após mamar. Chora forte quando tem fome.
Este período é determinado por grandes transformações não só no físico mas, também na área do desenvolvimento psíquico-adaptativo ou seja, já no final do primeiro mês, a criança é capaz de fixar seus olhos em uma pessoa ou um objeto colorido à sua frente.
Fase do Lactente (0 a 3 meses)
Ao redor de 6 semanas de vida, a criança passa a “sorrir” à mamãe não porque lhe dá o peito e, de barriguinha “cheia” dá aquele “sorriso reflexo”, mas porque se sente bem em seu aconchego, conhece sua voz terna e já passa a interagir com ela, é o chamado “sorriso social”.
Como a criança com essa idade ainda não controla
corretamente