Arthur bernardes
-O período presidencial de Bernardes enfrentou muitas crises e revoltas durante a presidência e ficou conhecido pela repressão e violência aos opositores
-O descontentamento com o presidente Bernardes e as oligarquias dominantes teve o ponto mais alto no movimento tenentista, que se iniciou no Rio Grande do Sul e repercutiu em todo país. Em 5 de julho de 1924, a revolta tenentista contra o presidente Artur Bernardes chegou em São Paulo.
- Artur Bernardes foi até o fim do mandato presidencial em 1926. Em 1932, deu apoio à Revolução Constitucionalista deflagrada em São Paulo contra o governo de Vargas, tentando Incitar à revolta com a Força Pública de Minas. Por conta disso foi preso e enviado para o exílio em Portugal, onde permaneceu por cerca de um ano e meio.
Ele recebeu o perdão e retornou ao Brasil para participar da Assembléia Constituinte em 1934. Após o golpe de Getúlio Vargas, perdeu o mandato e ficou afastado da vida política. Retornou como deputado na Constituinte de 1946 e passou a defender projetos nacionalistas em relação ao petróleo e a Amazônia. Foi eleito para a Câmara em 1950 e em 1954.
Arthur Bernardes faleceu em sua residência, no Rio de Janeiro, no dia 23 de março de 1955, de infarto, aos 79