ARQUIVISTICA E MUSEU
CURSO DE HISTÓRIA
MARLI SIQUEIRA SANTANA
CASA DE CULTURA
ARTHUR BERNARDES
VIÇOSA –MG
2014
MARLI SIQUEIRA SANTANA- 1141418
CASA DE CULTURA
ARTHUR BERNARDES
Trabalho apresentado para a disciplina Arquivística, Museologia e Patrimônio Histórico Cultural, como parte da avaliação referente ao curso de História.
Professor(a) Tutora Patrícia Diniz.
VIÇOSA-MG
2014
A Casa de Cultura Arthur Bernardes foi inaugurada no dia 26 de agosto de 1996, pela Universidade Federal de Viçosa, responsável por sua gestão. Localiza-se na Praça Silviano Brandão, 69, Centro, Viçosa, MG.
Autorizada sua criação pela Lei 2.014, de 04 de dezembro de 1959, foi inaugurada em 26 de agosto de 1996, integrando os festejos dos 70 anos da Universidade Federal de Viçosa, instituição responsável por sua gestão. Sua finalidade é colecionar peças e documentos de várias naturezas, relacionados com os fatos históricos da vida do mais ilustre filho de Viçosa, Artur Bernardes
A casa pertencia ao ex-presidente da República Arthur da Silva Bernardes, construída no período de seu governo entre 1922 e 1926; não era uma residência fixa, mas um local destinado a visitações esporádicas.
Desde a sua inauguração o espaço tem servido para abrigar eventos artísticos e culturais como palestras e exposições. Entretanto, a casa tem sido mais freqüentemente utilizada por grupos de estudantes em visitas orientadas, em que servidores bem dispostos e de prontidão não só mostram os aposentos e utensílios domésticos presentes, como também contam em interessantes fatos da história de Arthur Bernardes.
O casarão, majestoso em suas austeras linhas arquitetônicas teve sua construção iniciada em 1922 e concluída em 1926. O acervo é composto de cerca de 200 peças, como fotografias, óleos sobre tela e desenhos. São relativos a momentos pessoais, públicos e familiares de Arthur Bernardes. Muitas obras foram