Resenha do caso os sistemas amplos e a companhia
Os lideres de empresas de todos os tamanhos e ramos estão identificando uma necessidade de ajudar as pessoas que elas fazem parte de um sistema amplo dentro das organizações e que elas são de grande importância para o funcionamento do mundo atual.
Com isto os líderes estão buscando cada vez mais o bem estar de seus funcionários e prestadores de serviço dentro das organizações levando em consideração retornos mais viáveis em longo prazo, pois como disse o presidente da Unilever: “Sem peixes não há vara de pescar”.
Algumas das grandes empresas de produtos alimentícios também estão preocupadas considerando um pensamento estratégico o subsistema de água, que em previsões para 2020 estipula que cerca de 2 bilhão de pessoas estejam sem acesso a água própria para consumo no mundo, e que em 2030 a Índia e a China não satisfaçam nem a metade de suas populações o que seria um sério problema para estas companhias pois todas as empresas necessitam de água para produzir seus produtos.
Um outro problema que as empresas tem batido de frente e a distancia ainda vista entre ricos e pobres, elas vêem este problema como algo governamental, já que afeta a estabilidade social e política tornando cada vez mais distante o desenvolvimento de países com dificuldades, mas são justamente estes países que oferecem mão de obra para estas empresas o que tornaria esse m problema empresarial também.
Um exemplo estratégico da Unilever para resolver este tipo de problema e investir em pequenos agricultores que sejam proprietários de suas terras ou participem de cooperativas, para isto acontecer de fato a Unilever disponibilizará ampla gama de recursos, como assistência técnica e investimentos na formação dos agricultores para que eles se tornem além de geradores de matéria prima, inovadores eficientes da rede.
Para este tipo de estratégia funcionar, a organização deve primeiramente descentralizar a liderança, que deverá vir de diferentes locais, tipos de