RESENHA CASO DELL
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ALUNA: Elisângela Melo
RESENHA: Como São Tomadas as Decisões Sobre Transportes nas Empresas?
Quando estamos falando de empresas que necessitam de transportes para seus insumos ou produtos acabados, temos uma série de opções de gerenciamento pela frente e, cada uma delas, isoladas ou acopladas, leva a resultados completamente distintos. Seja na forma de operar esta logística, seja no grau de complexidade absorvida ou terceirizada, seja nos custos financeiros e nível de serviço que alcança.
Logística, e dentro disso o transporte, atualmente é muito mais do que entregar o produto certo no prazo combinado. A estratégia da empresa ou o próprio negócio é guiado pela capacidade de se executar as operações com eficiência, a custos adequados, frente aos competidores. Qual é o diferencial quando se vende uma commodity? A capacidade de atendimento com eficiência e custo. Mesmo para um produto de marca, a entrega num prazo menor pode ser um diferencial na compra por um consumidor, ou a garantia de participação na carteira de compras do mês para um varejista. E assim segue a logística como diferenciador de posicionamento.
A seguir temos algumas perguntas e comentários que nos ajudam a refletir sobre como as decisões nesta área são ou deveriam ser tomadas nas empresas.
Qual é a importância da logística para sua empresa?
Muitas empresas quando se posicionam no mercado afirmam ter foco na marca e produtos inovadores. Aparentemente, para estas empresas a logística, armazenagem e transporte, seria um mal necessário. O fato é que, mesmo para tais empresas a logística bem executada é fundamental. E isso se intensifica ainda mais, com a demanda por pequenos estoques, maior frequência de reposição, aumento no número de pontos de venda e exigência de nível de serviço dos clientes.
As empresas também querem entender mais sobre seus clientes, o que desejam e quais são suas restrições de operação, tais como