ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: EM CRIANÇA COM IDADE PRÉ-ESCOLAR
Jéssica Ramalho Merquides
Professora Orientadora: Mirian Aparecida Lampert Vicentino
Faculdade Dom Bosco
Educação Especial, Inclusão e Libras
Especialização Latu Sensu
11/11/2011
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo diagnosticar a criança com altas habilidades/ superdotação em idade pré-escolar. Nesse sentido, alunos com esta característica precisam ter acesso a práticas educacionais que atendam as suas necessidades, possibilitando um melhor desenvolvimento de suas habilidades. Para tanto, é necessário serem criadas condições apropriadas que atendam suas necessidades acadêmicas, intelectuais e emocionais de acordo com suas competências. Quanto ao educador, cabe a este estar qualificado para elaborar e organizar projetos pedagógicos que promovam estratégias, princípios e conceitos educacionais inclusivos que respondam às necessidades especiais dos alunos e permita seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.
Palavras-chave: Criança, Altas habilidades/ superdotação, Idade pré- escolar e Educador. 1. INTRODUÇÃO
A educação é essencial para o desenvolvimento humano é um direito fundamental para cada indivíduo. Sendo assim para uma educação democrática faz-se necessário levar em consideração as diferenças individuais para que os direitos de participação sejam iguais para cada estudante e promova a inclusão de todas as crianças. Para tanto, é a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que têm impulsionado o compromisso e o desenvolvimento de uma educação de qualidade, introduzindo um capítulo específico que orienta para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, que deve ter início na educação infantil.
Segundo o Ministério da Educação, dissemina nacionalmente a política de educação inclusiva e tem implementado ações que colocam como prioridade a ampliação do acesso e do atendimento educacional especializado, criando as condições