Gestão empresarial AES Eletropaulo
Diogo Almeida da Cruz
A AES Eletropaulo distribui energia elétrica em 24 municípios da Grande São
Paulo, incluindo a capital. Nessa área, a empresa atende a mais de 16 milhões de pessoas, concentradas em 6,5 milhões de unidades consumidoras. No principal centro econômico do Brasil, o consumo anual aproximado é de 45,6 TWh de energia. Cerca de 5,9 mil funcionários.
151 subestações (sendo 139 estações transformadoras de distribuição, oito estações do sistema de distribuição e quatro estações transformadoras subterrâneas de distribuição), 46 mil quilômetros de redes de distribuição, sendo
41,1 mil quilômetros de redes aéreas e 3,1 mil quilômetros de redes subterrâneas e uma rede de 1,7 mil quilômetros de linhas de subtransmissão. Essa estrutura está espalhada pelos 4.526 quilômetros quadrados da área de concessão da empresa, em uma das regiões que concentra o maior PIB per capita do País. O atendimento ao cliente é feito pelas Lojas da Eletropaulo e Agentes
Credenciados distribuídos estrategicamente. A atual infra-estrutura de operação e atendimento foi planejada e montada para responder a um mercado muito dinâmico e exigente, com um parque industrial diversificado e uma rede de comércio e serviços similar à de qualquer outra metrópole mundial, numa região densamente povoada.
Em 1899, um grupo de empresários Canandeses funda a The São Paulo Railway, Light Power Company Limited.
Em 1904, o grupo canadense fundou a The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co. Ltda. A partir de 1923, as empresas passaram a ser controladas pela holding Brazilian Traction Light and Power Co. Ltda. O grupo reestruturou-se em 1956, tendo por base a Brascan Limited.
Em 1979, o governo brasileiro, por meio da Eletrobrás, comprou da Brascan o controle acionário da então LightServiços de Eletricidade S.A.
Em 1981, a empresa passou às mãos do governo paulista e mudou seu