Aliquita
Puxar: Ocorre na forma de uma resposta a um pedido de um cliente, ou seja, o cliente realiza o pedido do produto e partindo daquele pedindo são desencadeados todos os processos da cadeia de suprimentos. O cliente puxa o produto.
Empurrar: Ocorre na forma de uma antecipação de um pedido de um cliente, ou seja, a indústria cria o produto antes de o pedido ser gerado e quando o mesmo é feito o produto já está pronto. O mercado empurra o produto para o cliente.
2 – Os macroprocessos da cadeia de suprimentos podem ser classificados em:
CRM – Gerenciamento do relacionamento com o cliente;
ISCM – Gerenciamento da cadeia de suprimentos interna;
SRM – Gerenciamento do relacionamento com os fornecedores.
3 – As três fases são:
Estratégia ou projeto da cadeia de suprimentos;
Planejamento da cadeia de suprimentos;
Operação da cadeia de suprimentos.
4 – O objetivo de uma cadeia de suprimentos é Maximizar o valor criado em geral e o impacto das decisões da cadeia de suprimentos sobre o sucesso da empresa é medido através do lucro da mesma, já que por exemplo, uma empresa vende um produto por R$1.500,00, o custo da cadeia de suprimentos influenciará diretamente na lucratividade da mesma, pois o lucro é resultado da receita menos os custos.
Assim, decisões erradas na cadeia de suprimentos podem elevar estes custos e diminuir o lucro da mesma, assim como decisões corretas tem o poder de aumentar a lucratividade da
mesma.