Alinhando os indicadores de compras com a estratégia empresarial
Edmilson Luis da Silva e Renato Lúcio Rezende de Jesus
INDICADORES DE DESEMPENHO NA ÁREA DE COMPRAS
O aumento da importância da área de compras nas empresas e sua natureza estratégica geraram uma linha histórica de evolução com o incremento da relevância do uso de indicadores para mensurar o desempenho da função compras.
Para tal, alguns indicadores são considerados indicadores chave no setor de compras por sua característica específica de estar ligado aos fatores chave de sucesso do setor e conseqüentemente da organização.
Saber escolher os indicadores mais coerentes com a estratégia que foi definida pela empresa aumenta a possibilidade de se obter sucesso. No âmbito do setor de compras o alinhamento dos indicadores de desempenho com as estratégias pode ser explicitado por: a) de redução de custos e diminuição do número de fornecedores; b) quanto à qualidade destacam-se a concentração de esforços para que haja pequeno número de devoluções e pontualidade na entrega dos bens; c) no contexto de indicadores de inovação podemos destacar a participação de fornecedores no aprimoramento dos produtos e novos projetos e também da oferta de produtos diferenciados.
Segue abaixo alguns indicadores chave em compras:
- Saving (Orçado x Comprado)
Este indicador é um dos mais importantes no setor de compras, pois é através dele que é medida a eficiência e capacidade de geração de lucro do setor.
- Lead time de compra
Este indicador mede a eficiência operacional do processo de compras apontando o tempo gasto no atendimento das demandas de aquisição.
- Entrega no prazo
Este indicador mede a capacidade dos fornecedores em cumprir os prazos de entrega dos produtos e serviços contratados. Este é um fator importante visto a programação das atividades ligadas às datas de entrega.
Os indicadores de desempenho no setor de compras devem estar perfeitamente alinhados à estratégia para que